"A voz do passado tem importância para o presente" THOMPSON, Paul.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

HISTÓRIA DO NOSSO RADIOJORNALISMO - Repórter Esso

Na segunda matéria da série especial sobre história do rádio no Brasil, o radialista Danilo Nonato conta um pouco dos momentos marcantes noticiados pelas emissoras brasileiras no século XX. Saiba também o que mudou no radiojornalismo brasileiro em quase um século de rádio no país.

Foto:HERON DOMINGUES
Ouça Programa Especial.


REPORTER ESSO: TESTEMUNHA OCULAR DA HISTÓRIA.
Durante 18 anos, o Jornalismo de rádio se resumia á leitura ao microfone de noticias recortadas de jornais. Tesoura, papel e cola eram os três recursos usados pelos radialistas de então. Os locutores apenas liam, ao microfone, informações velhas, que já haviam sido publicadas. Isso mudou no dia 28 de agosto de 1941, quando o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, ao lado das forças aliadas e a Radio Nacional, do Rio de Janeiro, colocou no ar a primeira edição do Reporter Esso.

sábado, 5 de junho de 2010

Maria Alice Barreto e o mundo fascinante de Walt Disney

Bem que o título poderia ser outro. Por exemplo: Garota nascida na Ilha de Santa Catarina é a voz brasileira de Branca de Neve. Ou ainda: A Bela Adormecida de Disney revela sotaque de ilha dos Mares do Sul. E o que dizer de suas interpretações vivendo o papel de Aninha no seriado Jerônimo, o herói do sertão? Maria Alice é tudo isso e muito mais, pois apesar de pouca conhecida em sua terra natal, continua brilhando entre as estrelas mais brilhantes do Cruzeiro do Sul. Publicado por Antunes Severo Fonte:www.carosouvintes.org.br Foto: Danilo Nonato Estúdio Rádio Nacional
Ouça Entrevista realizada por Antunes Severo.


Maria Alice Barreto (Florianópolis, 23 de novembro de 1930) é uma cantora, locutora, radioatriz e dubladora brasileira.
Começou a trabalhar como radioatriz e locutora na Rádio Guarujá, em 1950.
Em 1955, transferiu-se para a Diário da Manhã e, no fim daquele ano, fez testes para as rádios Nacional e Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro. Foi aprovada em ambas, mas preferiu a primeira, onde permaneceu até 1964. Nessa mesma época, destacou-se também como dubladora, emprestando sua voz às protagonistas dos longa-metragens de Walt Disney: Branca de Neve, a princesa Aurora em A Bela Adormecida e a cadela Prenda em 101 Dálmatas.
Em 1990, retornou a Florianópolis, onde vive atualmente.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

PROGRAMA ONDA DX 02 DE JUNHO APRESENTAÇÃO DANILO NONATO



Roquete Pinto fundou em 1923 a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que ficaria para a história como a pioneira do país apesar de alguns documentos indicarem que a Rádio Clube de Pernambuco em Recife teria sido, na verdade, a primeira a realizar uma transmissão radiofônica em 1919.
Ouça programa em áudio.