"A voz do passado tem importância para o presente" THOMPSON, Paul.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Rádio Vaticano


A "Rádio Vaticano" é uma das rádios mais antigas e hoje uma das mais influentes em todo o mundo. Os seus programas são transmitidos em 47 línguas, preparados por 200 Redatores de 61 países, e somam 70 horas de transmissão de programação por dia.
A Rádio Vaticano foi fundada em 1931 pelo Papa Pio XI. Dois anos antes, em 1929, o governo italiano e o Vaticano haviam assinado o Tratado de Latrão, tratado que reconhecia oficialmente o Vaticano como Estado independente.
O Papa encarregou então o inventor da radiotransmissão, Guilherme Marconi, da instalação de uma Rádio, que começou a operar com um transmissor de ondas curtas de 25 kW, instalado na colina do Vaticano.
Era a primeira vez que o éter transportava a voz de um Papa!
Em lugar do primitivo transmissor de 25 kW, a Rádio utiliza hoje cinco transmissores de ondas curtas com 500 kW cada e quatro com 400 kW cada. A estes somam-se os transmissores de ondas médias de 600, 250, 120 e 50 kW.

Além disto, transmite em FM e nas ondas da TV em sistema analógico e digital. Toda esta potência transmissora está ligada a um potente sistema de antenas, instaladas num terreno de 400 hectares cedido pelo Collegium Romanum em 'Santa Maria de Galeria', a 25 km fora de Roma. São ao todo 28 antenas fixas e três giratórias para ondas curtas e uma antena para cada transmissor de ondas médias.

Ligados a este centro transmissor trabalham no próprio Vaticano sete transmissores UKW, três transmissores de onda curta ligados a duas antenas direcionais e quatro transmissores de onda média. Além disso, uma estação terrestre para transmissão via satélite com duas antenas parabólicas de 7,5 m de diâmetro cada, que irradiam os programas da Rádio para dois satélites Intelsat estacionados sobre o Oceano Atlântico e o Oceano Índico.

Por meio deles os programas da Rádio Vaticano chegam a todos os países do mundo.

0 comentários: