"A voz do passado tem importância para o presente" THOMPSON, Paul.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rádio Vaticano: das Ondas Curtas às novas estratégias de comunicação

Fonte: http://www.radiovaticana.org/
Cidade do Vaticano - Após celebrar no ano passado seus 80 anos, a Rádio Vaticano está pronta para enfrentar uma nova etapa da sua história, confiando cada vez mais a sua mensagem de serviço ao Evangelho e à Igreja às novas tecnologias de comunicação.

Por isso, a partir de 1° de julho, cessarão do Centro Transmissor de Santa Maria de Galeria todas as transmissões em Ondas Médias e em Ondas Curtas para a maior parte da Europa e das Américas, que são justamente as regiões do mundo em que a cobertura por parte das retransmissões de rádios e o acesso através da Internet são os meios muito mais preponderantes para usufruir dos serviços da Rádio Vaticano.

A redução atual diz respeito a cerca de metade do tempo de transmissão do Centro Transmissor, de onde se inicia o estudo para a reestruturação do próprio Centro em função das novas tecnologias de comunicação. No decorrer dos próximos anos, preveem-se ulteriores reduções em Ondas Curtas, tendo porém sempre presente o dever de servir com atenção especial as áreas e as populações mais pobres ou em situações de dificuldades (em especial na África, no Oriente Médio ou na Ásia), que não têm outros meios alternativos para receber de maneira abrangente a voz do Papa e da Igreja.
Nos próximos dias, os programas radiofônicos nas diversas línguas informarão seus ouvintes da nova situação, dando inclusive sugestões e indicações apropriadas para que os tradicionais radiouvintes em Ondas Curtas ou Médias possam recorrer às vias alternativas disponíveis para usufruir dos serviços da Rádio Vaticano.

Pe. Federico Lombardi
Diretor-Geral da Rádio Vaticano

Ouça a divulgação do encerramento das ondas curtas, programa do dia 12 de Junho 2012.

1 comentários:

PY2255 SWL disse...

Parabéns pelo blog,gostei espero também uma visita no blog: http://qsldobrasil.blogspot.com